A Ginástica Rítmica começou no CBH em maio de 2014, com a treinadora Daniela Oliveira. A partir de então as ginastas da equipe cumprem toda a agenda de competições estaduais com bons resultados, sendo a principal competição (Campeonato Estadual) realizada no CBH há sete anos.

Treinos da ginástica rítmica

Amanda Ruiz, 16 anos, faz ginástica rítmica desde 2011 e entrou no CBH em 2017. Participou de competições estaduais desde 2015, sendo sua competição mais memorável em um torneio estadual em julho de 2019, quando ficou em segundo lugar com a fita pela primeira vez.

Amanda Ruiz, apresentação de final de ano, teatro unibh, 2019

“Quando eu tinha 5 anos meus pais me levaram para fazer uma aula experimental de ginástica em uma academia perto da minha casa e desde então me apaixonei pelo esporte”, conta Amanda.

Ana Clara Faria Campos, 15 anos, também integra a equipe do CBH e afirma que cada competição é um grande aprendizado e uma experiência única.

“Apesar do nervosismo, a competição é onde posso mostrar todo o meu esforço e dedicação e também da minha treinadora. Quando termino a série em um campeonato, é um momento de muito alívio e alegria”, diz.

Ana Clara, competição no CBH, 2019

A ginasta começou a praticar o esporte há três anos no Clube Belo Horizonte. “Eu ficava encantada ao ver as ginastas do CBH treinando e fazendo movimentos lindos, então pedi à minha mãe para me matricular. Não parei até hoje e amo muito esse esporte e as pessoas que me cercam no ginásio”, finalizou.

Acompanhe o dia a dia da GR no CBH pelo instagram @gr_cbh

Fotos: Zuleica Morais

ORIGEM DA GINÁSTICA RÍTMICA

III Torneio Entre Clubes 2018 de Ginástica Rítmica

A ginástica rítmica surgiu no século XX como um novo conceito diferente da ginástica artística. Em 1962, a Federação Internacional de Ginástica reconheceu a categoria de ginástica moderna como modalidade independente, incluindo a sua associação.

O esporte estreou nos Jogos Olímpicos de Los Angeles no ano de 1984.

Países de maior destaque na modalidade são Rússia, Bulgária, Ucrânia e Espanha.

Ginástica rítmica é um esporte feminino, mas atualmente há crescimento de grupos de GR masculina em alguns países da Europa e Ásia.

A modalidade combina elementos da dança com a utilização de aparelhos, como corda, arco, bola, maças e fita. As provas são disputadas individualmente ou em grupos de cinco componentes.

Daniela, treinadora da equipe de GR do CBH há sete anos, afirma que um dos principais objetivos dessa modalidade é promover a expressão corporal, por meio de movimentos combinados, harmônicos, sincronizados com a música e com o uso de aparelhos. A graça e a beleza são elementos essenciais e entram, inclusive, no julgamento dos juízes, nas competições oficiais.

“A GR é uma modalidade belíssima e que atrai a criança pela possibilidade de explorar os movimentos. Que menina não sonha em fazer uma abertura ou uma estrelinha? A Ginástica Rítmica atende a essas expectativas. Quem nunca quis brincar com a fita, não é?”, comenta Daniela.

A técnica Daniela Oliveira com as ginastas Julia Santos e Letícia Carvalhais

A modalidade traz ainda inúmeros benefícios como:

• melhoria das capacidades físicas (força e flexibilidade)
  • coordenativas (equilíbrio, ritmo, orientação espacial)
  • cognitivas e psicossociais.

Venha praticar o esporte no CBH! Confira os nossos horários:

·         Iniciação 1 (4 a 8 anos)

Terças e Quintas – 9:30 às 10:30

·         Iniciação 2 (5 a 9 anos)

Terças e Quintas – 18:30 às 19:30

·         Intermediário 1 (5 a 10 anos)

Segundas e Quartas – 18:30 às 19:30

·         Intermediário 2 (5 a 10 anos)

Terças e Quintas – 10:30 às 11:30

·         Intermediário 3 (10 a 16 anos)

Terças e Quintas – 14:30 às 16:00

·         Equipe

Segundas a Sextas – 14:30 às 18:30

Sócios têm desconto nas mensalidades!

Entre em contato com a Secretaria do Clube:

(31) 99523-9408 – Whatsapp