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CAMPEONATO DE FUTEBOL DE CAMPO DO CLUBE BELO HORIZONTE

CIFUCA 2017

CATEGORIAS ADULTO

  

O presente Campeonato Interno de Futebol de Campo (CIFUCA) será Coordenado pela Diretoria do Clube Belo Horizonte, que nomeou para sua Organização e Direção uma comissão organizadora, para juntos fazerem com que a organização do CIFUCA, transcorra na maior transparência possível.

Foram designados os sócios para fazer parte da COMISSÃO ORGANIZADORA:

 

Jefferson Nascimento (Jefinho)

Gabriel Brasil

Carlos Augusto (Caca)

Hugo Brandão

 

Os associados indicados pela diretoria do CBH como ORGANIZADORES terão autonomia para decidir sobre todos os aspectos relativos ao CIFUCA 2017, exceto questões de caráter disciplinar, que estarão sujeitas às normas contidas no ESTATUTO DO CBH.

 

Cumprem esclarecer, entretanto, que os ORGANIZADORES relatarão à DIRETORIA DO CBH todos os atos praticados pelos participantes do CIFUCA  entendidos como passíveis de punição pela COMISSÃO DISCIPLINAR DO CIFUCA, que é composta dos seguintes Sócios, para fins de julgamento das ocorrências do CIFUCA:

 

A comissão disciplinar deve ser composta de pessoas que não estarão participando do torneio, como jogador e nem monitor o que garante imparcialidade.

 

Os ORGANIZADORES acompanharão o desenvolvimento de todas as partidas e tomarão as decisões caso existam dúvidas relativas ao presente regulamento ou outras que por acaso vierem a surgir no andamento do campeonato, podendo promover adendos e alterações, a qualquer momento da disputa, do presente regulamento, sob a supervisão da diretoria, no sentido de melhoria constante da disputa do Cifuca.

 

As decisões dos ORGANIZADORES deverão ser acatadas e respeitadas por todos os participantes do CIFUCA, mas caberá recurso posterior à DIRETORIA DO CLUBE BELO HORIZONTE, que analisará os casos individualmente e pronunciará a decisão final.

 

CAPÍTULO   I

DA ORGANIZAÇÃO DO CIFUCA/2017

 

Art. 1º – O Campeonato será disputado por 10 equipes que serão definidas através de sorteio.

 

  • 1º – Fica expressamente vedada qualquer prorrogação ou redução no prazo das inscrições após sua divulgação. Terminadas as inscrições será aberta uma “LISTA DE ESPERA” para que seja feita a complementação de alguma equipe ou mesmo a substituição de algum participante que seja eliminado do CIFUCA ou se machuque, ficando impedido de participar após o início da competição.

 

  • 2º – A inscrição só será aceita mediante o pagamento da taxa de R$ 180,00 (cento e oitenta reais), exceto para o goleiro, que será R$ 70,00 ( Setenta reais). É importante citar que o associado inscrito na posição de goleiro ficará proibido de atuar em outra posição.

 

  • 3º – Os goleiros serão sorteados, um para cada equipe.

                  

  • 4º – No caso de contusão do goleiro, o mesmo poderá ser substituído por qualquer outro goleiro inscrito no CIFUCA 2017

 

4.1 – No decorrer ou durante o jogo, caso de contusão do goleiro, o mesmo poderá ser substituído por qualquer outro goleiro do CIFUCA 2017.

 

Art. 2º – A faixa etária para disputa do campeonato é de 15 anos completos a 35 anos. A participação de atletas acima de 35 anos, somente será aceita, mediante a permissão da comissão organizadora.

 

Art. 3º – O Associado e convidado que tenha idade entre 15 anos completos e 18 anos incompletos, só poderão se inscrever com a autorização, por escrito, do pai ou responsável, que assumirá a responsabilidade pelo mesmo. Não serão aceitas inscrições de associados e convidados com idade abaixo de 15 anos completos até a data de encerramento das inscrições.

                                  

Art. 4º – Após o término das inscrições, será feita a divisão das equipes, que serão compostas de 13 (treze) atletas, incluído o goleiro, desde que a quantidade de associados e convidados inscritos possibilite este número.

                    

Art. 5º – O Critério para definição das equipes será o SORTEIO ABERTO, sendo que os atletas serão divididos por categoria técnica, a critério dos ORGANIZADORES, e nas suas posições em que estiverem inscritos.

 

Art. 6º – A entrega dos uniformes será em data anterior ao Torneio Início, e informada aos monitores de cada time. A entrega dos uniformes será condicionada à doação de 2kg de alimento não perecível para o projeto CIFUCA SOLIDÁRIO.                         

 

Art. 7º – A substituição de atletas inscritos e sorteados, por outros constantes da LISTA DE ESPERA obedecerá aos seguintes critérios:

1 –  Posição, nível e ordem de inscrição

2 – Setor (ofensivo, defensivo), nível e ordem de inscrição

3 – Setor, nível inferior a escolha do monitor e atleta fora de lista de espera, que mantenha o mesmo nível, posição ou setor do atleta substituído.

O atleta que irá substituir o jogador, tem que efetuar o pagamento de inscrição e avisar a comissão sobre a substituição até o sábado. Sendo assim o atleta poderá participar do jogo no dia seguinte, no domingo.

4- No caso do atleta registrar desistência por qualquer meio de comunicação, será vedada a volta do mesmo ao CIFUCA 2017.

 

 

NOTA: Caso o atleta de fora, escolhido pelo monitor, possua as características acima do atleta substituído, o mesmo será excluído do torneio e o time perderá a opção de substituição.

 

As substituições de atletas só poderão ocorrer na PRIMEIRA FASE. Caso ocorra necessidade de substituição após a primeira fase, estas só poderão ser realizadas por motivo de contusão e respeitando somente o primeiro critério de substituição descrito acima.

 

Art. 8º – A inclusão de atletas na lista de espera só poderá ser feita durante a primeira fase.

 

Art. 9º – Os atletas só estarão aptos a participar das partidas:

 

  • Estiverem quites com a taxa de inscrição, e com a mensalidade, conforme valores definidos pela diretoria, para sócios e não sócios.
  • Fazer controle de pressão em todos os jogos.
  • Atentar para as orientações do profissional de saúde que se encontra no local, quanto aos riscos que o jogador corre se estiver com a pressão acima do normal.
  • Em caso de não cumprimento dos requisitos no item b e c devera assinar um termo de responsabilidade.

 

  • DA DIRETORIA

 

Art. 10º – O CIFUCA será dirigido pelos ORGANIZADORES, sob a supervisão da Diretoria do Clube Belo Horizonte, observadas as normas previstas neste regulamento e no Estatuto do Clube.

 

Art. 11º – Compostas as equipes, de acordo com o Art. 4º, a Comissão dará nome a cada uma delas, através de sorteio, tendo como base os nomes dos times escolhidos para a disputa.

 

DO MONITOR

 

Art. 12º – Cada equipe terá o seu monitor que assumirá a responsabilidade pelo time, com o auxílio dos demais componentes. Os monitores de cada equipe serão nomeados pelos ORGANIZADORES DO CIFUCA  logo após o sorteio das equipes.

 

Nota: A função do monitor é:

  • Comunicar aos atletas do time, sobre datas e horários das partidas
  • É obrigatório ao término das partidas o monitor assinar a súmula, que é o documento do jogo, e que fica com o mesário, confirmando, gols e cartões da equipe e na ausência do monitor o capitão da partida terá essa responsabilidade.

Obs.: não serão aceitas reclamações do monitor ou de qualquer outro integrante da equipe se a súmula não estiver assinada. 

  • Liderar de forma positiva e incentivar a presença de todos os atletas da equipe em todas as partidas
  • Comunicar para a Comissão do Cifuca 2017, sobre a desistência, contusão e abandono de algum atleta da equipe, através do e-mail cifucacbh@gmail.com
  • Informar aos atletas sobre as regras presentes neste regulamento.
  • O monitor que por ventura desistir da função, deve comunicar à comissão do Cifuca
  • A Comissão pode substituir o monitor no momento que achar necessário

 

Art. 13º – A abertura do CIFUCA,será realizada em uma solenidade e disputa de Torneio Início, com as equipes sorteadas momentos antes da partida.

 

a – O Torneio Início terá partidas de 15 minutos, sem intervalo, onde permanecendo o empate (a decisão será por pênaltis, com 3 cobranças para cada time, após o terceiro  pênalti, permanecendo empatado, a decisão prossegue com pênaltis alternados. O jogo final terá a duração dois tempos de 15 minutos.

b – A equipe vencedora do Torneio Início ganhará 2 (dois) pontos na tabela de classificação.

c – A equipe que ficar em segundo lugar no Torneio Início, ganhará 1 (um) ponto na tabela de classificação.

 

As partidas subsequentes do CIFUCA serão realizadas de acordo com tabela geral do campeonato, a ser impressa e entregue a todos os participantes.

 

CAPÍTULO   II

DAS NORMAS DISCIPLINARES

Art. 14º – O Campeonato será regido pelo presente regulamento.

 

  • 1º – À Comissão Disciplinar do Cifuca, mediante relatório da Comissão Organizadora, caberá a aplicação de penalidades, em número de jogos, para quaisquer ocorrências, mesmo as que envolvam agressão ou tentativa de agressão contra a pessoa do árbitro, bandeirinhas, companheiros de equipe, adversário, técnicos, membros da comissão de futebol, monitor/mesário, diretores e/ou torcedores, antes, durante ou após os jogos. Os casos considerados mais graves, que extrapolarem as competências do torneio, serão passados à Diretoria para conhecimento e atuação.

 

a) entende-se por agressão física a participação do atleta ou associado em brigas com a ocorrência de “vias de fato”. Entende-se como tentativa de agressão a intenção pública do atleta ou associado em praticar a agressão física.

 

  • 2º – As equipes poderão encaminhar recursos à diretoria, que ouvirá a comissão organizadora, sendo a decisão soberana. O recurso deverá ser interposto por escrito em 2(duas) vias, pelo monitor ou por representante indicado por ele, até as 17h00min do 3º dia útil subseqüente à partida. A entrega do recurso será feita na secretaria, ficando esta incumbida de dar o protocolo. A diretoria decidirá sobre o objeto do recurso até a 6ª feira subseqüente à partida. A equipe envolvida no recurso terá amplo direito de defesa.

 

Art. 15 – O atleta inscrito que faltar a 2 partidas, sem justificativa prévia ao monitor, será eliminado da competição e substituído por um atleta da lista de espera, conforme art 6, desde que previamente solicitado pelo monitor, à COMISSÃO ORGANIZADORA. A solicitação deve ser feita até 72hs antes da partida, através do e-mail cifucacbh@gmail.com .

 

Art. 16 – Somente será permitido o uso de tênis soçaite e chuteiras com travas de borracha na competição, ficando proibido o uso de chuteiras com travas de metal. O atleta flagrado usando esse acessório será excluído da partida até que providencie a troca do calçado. A avaliação dos calçados caberá exclusivamente ao árbitro da partida.

 

DAS REALIZAÇÕES  E  HORÁRIOS DAS PARTIDAS

 

Art. 17º – As partidas serão realizadas aos domingos, conforme horários abaixo:

 

  • 1ª partida – às 08hs15min
  • 2ª partida – às 09hs30min
  • 3ª partida – às 10hs40min
  • 4ª partida – às 11hs50min
  • 5ª partida – às 13hs

                                  

  • 1º – Em caso de rodadas adiadas por algum motivo de força maior, a rodada seguinte a ser jogada será a mesma da rodada adiada, não desconfigurando a ordem dos jogos da tabela. Alguma partida poderá, eventualmente, ser realizada à noite, no meio da semana ou em feriado, em caso de força maior ou se a tabela assim o exigir.

 

  • 2º – Haverá uma tolerância máxima de 15 (quinze) minutos para o início da 1ª partida e 5 minutos nas demais partidas. Além deste tempo ficará a equipe infratora, ou ambas, sujeitas à perda dos pontos.

 

Art. 18ºCada partida terá a duração de 60 (sessenta) minutos, divididos em 02 (dois) tempos de 30 (trinta) minutos cada, com 10 (dez) minutos de intervalo.

 

Art. 19º – O número de atletas para a realização da partida é de 09 (nove), incluindo-se o goleiro, nos moldes do futebol society. Será admitido o número mínimo de 05 (cinco) jogadores de linha para a realização de uma partida.

 

  • 1º A equipe que no transcorrer de uma partida, antes do final do 1º tempo, por qualquer motivo, apresentar número abaixo de 06 (seis) atletas, incluindo o goleiro, será considerada perdedora por WO se estiver vencendo ou empatando esta partida. Caso a equipe infratora esteja perdendo a partida no momento da paralisação o placar naquele momento será mantido em favor do seu adversário.

 

  • 2º – A equipe que não apresentar número mínimo de 05 (cinco) atletas de linha será considerada perdedora por WO e perderá 3 (três) pontos na tabela de classificação, sendo destinado à equipe vencedora o placar de 1 X 0 e os 3 pontos daquela partida.

 

  • 3º – O atleta da equipe que perdeu por WO e que não assinar a sumula, estará eliminado no campeonato. Esta punição se estende ao próximo campeonato.

 

  • 4º – Casos omissos a este regulamento ou de abandono deliberado do campo de jogo ou por provocação deliberado de WO por qualquer equipe serão julgados pelos ORGANIZADORES, cabendo recurso para a equipe infratora à DIRETORIA DO CBH.

 

 

DA ARBITRAGEM

 

Art. 20º – As partidas serão conduzidas por árbitros formados na FEDERAÇÃO MINEIRA DE FUTEBOL, que apitarão as partidas conforme regulamento. Os árbitros serão contratados pela COMISSÃO ORGANIZADORA que optará pela contratação de mesário.

 

  • 1º – Na ausência do juiz contratado, por qualquer eventualidade, a COMISSÃO ORGANIZADORA, através de seus membros presentes, em comum acordo com os capitães das equipes, indicará um substituto.

 

  • 2º – As cobranças de faltas obedecerão aos seguintes critérios:

 

a) Será sempre cobrada em tiro livre direto, com formação de barreira, esta postada a 9 m (nove metros) do local de cobrança da falta;

 

Art. 21º – O atleta expulso pelo juiz NÃO poderá ser substituído na partida e fica automaticamente suspenso da próxima partida de sua equipe.

 

Art. 22º – Serão permitidas quantas substituições forem necessárias, e o atleta substituído poderá retornar à partida que se encontra em andamento.

 

DO ATLETA

 

a) Tratar com o devido respeito o seu companheiro de equipe e os seus adversários;

b) Comparecer a todas as partidas, sob pena de eliminação da competição;

c) Atuar sempre visando o bom desempenho do plantel;

d)Respeitar as decisões da COMISSÃO ORGANIZADORA, do monitor ou capitão de sua equipe, do árbitro e mesário da partida.

  • Todos os atletas são obrigados a assinarem a sumula antes do início das partidas

 

  • 1º – Das penalidades a que estarão sujeitos os atletas:

 

a) O atleta que faltar a duas partidas sem justo motivo ou prévio aviso ao seu monitor poderá ser eliminado da competição, isto após parecer da COMISSÃO ORGANIZADORA.

b) O atleta que for eliminado da competição, estará automaticamente eliminado das próximas duas competições do CIFUCA.

c) O árbitro poderá advertir um atleta com o cartão amarelo. Se o atleta receber o segundo cartão amarelo na mesma partida, receberá automaticamente o cartão vermelho, anulando os dois cartões amarelos.

d) O atleta penalizado com o cartão vermelho será eliminado da partida e não poderá ser substituído por outro atleta.

e) O atleta penalizado com cartão vermelho ficará suspenso automaticamente na próxima partida a ser disputada pela sua equipe.

f) O atleta penalizado com o cartão vermelho, por agressão ou ato atentatório à moral e aos bons costumes, poderá ser eliminado da competição em curso, podendo inclusive ser proibido de participar de competições futuras, mediante parecer da DIRETORIA DO CBH, além da incursão nas penalidades previstas no Estatuto do Clube.

g) O atleta penalizado com 3 cartões amarelos em partidas consecutivas ou alternado ficará suspenso automaticamente da partida da rodada seguinte àquela em que recebeu o terceiro cartão amarelo.

h) Os cartões amarelos só serão zerados após o termino da PRIMEIRA FASE.

i) Após o início da partida, o goleiro em caráter exclusivo, poderá ser substituído por um integrante da equipe, porém o goleiro não poderá participar no jogo em outra posição. É proibido o uso de atletas que não estejam inscritos na equipe ou no torneio.

j) Na ausência de goleiro no dia do jogo, a equipe poderá colocar outro atleta da posição inscrito no campeonato.

k) No caso da substituição do goleiro por atraso ou ausência, por um atleta de outra equipe, os cartões recebido por este atleta será transferido para o goleiro da equipe.

l) Durante uma partida, no caso de contusão, o goleiro só poderá ser substituído por outro elemento da equipe de acordo com os critérios observados no item anterior, desde que inscrito no CIFUCA.

 

m) Caso algum atleta dispute uma partida em que deveria estar cumprindo suspensão, a sua equipe perderá os pontos que por ventura tenha ganhado nesta partida. Este (s) ponto(s) será(ão) transferido(s) para a equipe adversária.

 

 

CAPÍTULO  III

DAS NORMAS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO

 

Art.23º – Os critérios abaixo escritos prevalecerão para toda a disputa.

 

a – No caso de vitória, a equipe computará a seu favor 3(três) pontos e, no caso de empate, 1(um) ponto.

b – No caso de duas ou mais equipes chegarem empatadas em pontos ganhos a cada fase da competição, o critério de desempate obedecerá a seguinte ordem:

 

1 – pelo maior número de vitórias;

2 – pelo maior saldo de gols;

3 – pelo maior número de gols marcados;

4 – confronto direto.

5 – número de cartões

6 – sorteio

 

Obs: Para a partida final

  • Caso termine empatada a partida, haverá prorrogação, dois tempos de 10 (Dez) minutos cada.
  • Persistindo o empate, haverá cobrança de 05 (Cinco) pênaltis por equipe em série alternada; persistindo o empate, um de cada equipe, até se conhecer o vencedor.

(desconsiderar, caso a disputa seja por pontos corridos)

 

FÓRMULA DE DISPUTA

 

As tabelas serão distribuídas a cada atleta no dia do Torneio Início.

 

1ª Fase Classificatória

 

As equipes serão divididas em dois grupos compostos por 5 equipes cada e jogam entre si na primeira fase do torneio(primeiro jogando contra a outra chave e depois jogando dentro da mesma chave).  As 4 equipes melhores colocadas de cada chave, estarão automaticamente classificadas para a próxima fase (obedecendo-se os critérios de desempate)

(desconsiderar, caso a disputa seja por pontos corridos)

 

 

2ª Fase – Quartas de final

 

Na segunda fase, as oito equipes classificadas, se enfrentam em dois jogos, da seguinte forma:.

 

  • Primeira partida: 1º colocado geral X 8º colocado geral
  • Segunda partida: 2º colocado X 7º colocado
  • Terceira partida: 3º colocado X 6º colocado
  • Quarta partida: 4º colocado X 5º colocado

 

Em caso de empate nos pontos e saldo de gols nos dois jogos, a equipe melhor colocada durante a primeira fase estará classificada.

(desconsiderar, caso a disputa seja por pontos corridos)

 

3ª Fase Semifinal e Final

 

Na fase semifinal, as quatro equipes classificadas se enfrentarão em dois jogos da seguinte forma:

  • classificado da primeira partida X classificado da quarta partida
  • classificado da segunda partida X classificado da terceira partida

 

Em caso de empate nos pontos e saldo de gols nos dois jogos, a equipe melhor colocada durante a primeira fase estará classificada.

 

Os vencedores farão a Grande Final em partida única. Na final, em caso de empate haverá prorrogação, com dois tempos de 10 minutos, com intervalo de 5 minutos. Persistindo o empate, haverá cobrança de pênaltis.

(desconsiderar, caso a disputa seja por pontos corridos)

 

  • DA PREMIAÇÃO

 

  1. 24º – A premiação será a seguinte:

 

a – 1º Lugar:  Um troféu e medalhas para os campeões. (Obs.: O troféu de Campeão do Cifuca pertence ao clube e deverá ficar no mesmo, não podendo nenhum atleta leva-lo para casa ao final do Campeonato).

b – 2º Lugar: medalhas para os vice-campeões.

d-  Bola de Ouro: Um troféu

e-  Bola de Prata : Um troféu

f- Bola de Bronze : Um Troféu

g– Melhor Goleiro: Um troféu

h – Artilheiro do Campeonato: Um troféu

i – Seleção do campeonato definida pela Comissão Organizadora: Medalha

j – Gol de Placa: Uma placa. Após a seleção dos gols pela Comissão Organizadora, será feita uma enquete com os participantes do torneio para que elejam o Gol De Placa do torneio.

 

Para definição do melhor goleiro, serão considerados apenas aqueles que obtiverem um mínimo de 80% de participação nos jogos de sua equipe.

 

Art. 25º – Os troféus que premiarão os vencedores do CIFUCA serão entregues ao final da última partida em solenidade a ser programada pela COMISSÃO ORGANIZADORA e a DIRETORIA DO CLUBE BELO HORIZONTE. Os troféus não podem ser levados pelos ganhadores, são do Clube Belo Horizonte e deverão permanecer no clube após as comemorações.

 

 

Belo Horizonte, 16 de fevereiro de 2017