Da esq. para dir.: o diretor de Esportes do CBH, Rui César; o sócio e ex-atleta Flávio Lopes; o presidente e o conselheiro fiscal da Federação Mineira de Tênis de Mesa, respectivamente, Renato Belisário e Adalberto Ferreira da Silva.

Esporte olímpico desde 1988, o tênis de mesa vem crescendo a cada dia e ganhando adeptos em vários países, sendo hoje um dos esportes mais populares do mundo. A modalidade está prestes a ser inserida na Academia de Esportes do CBH.

No último sábado, dia 27/08, o Clube Belo Horizonte recebeu o presidente da Federação Mineira de Tênis de Mesa (FMTM), Renato Belisário, através do diretor de Esportes da gestão CBH em Frente, Rui César, e Murilo Piló, coordenador de Peteca e secretário do Conselho Deliberativo. O sócio Flávio Lopes, ex-atleta de tênis de mesa, promoveu o encontro.

“Eu sou ex-atleta do esporte e estava sentindo falta de praticar. Surgiram algumas pessoas interessadas no grupo da peteca, então conversei com o Rui (diretor) sobre algumas ideias para difundir o esporte, inclusive a possiblidade de realizar o Campeonato Mineiro nas dependências do Clube. Convidei o presidente da Federação, Renato Belisário, e o treinador, Adalberto da Silva, para virem ao Clube conversar”, explicou Flávio.

“A ideia é criar um espaço para tênis de mesa no Clube”, completou o diretor de Esportes do CBH, Rui César Moraes.

Da esq. para dir.: Murilo Piló, coordenador de Peteca; Rui César, diretor de Esportes; Flávio Lopes, sócio do Clube; e Renato Belisário, o presidente da Federação Mineira de Tênis de Mesa (FMTM)

Tênis de mesa ou ping pong?

Qual a diferença? Ping-pong é o jogo informal, onde os jogadores decidem as próprias regras e usam qualquer tipo de material. O tênis de mesa é um esporte olímpico, com federações e jogadores profissionais, material adequado e regras pré-estabelecidas.

A modalidade Tênis de Mesa teve início na Inglaterra, no meio do Século XIX. O primeiro Mundial foi em 1927, na cidade de Londres e o esporte se tornou uma modalidade olímpica em 1988, nas Olimpíadas de Seul (Coreia do Sul).

Chegou ao Brasil na primeira década do século XX, trazido por turistas ingleses. É considerado um dos esportes mais populares do mundo.

As regras do esporte são específicas e atualmente a China é o país que lidera o ranking em popularidade do esporte, com mais de 10 milhões de adeptos registrados.

Curiosidades:

• A marca pingue-pongue foi registrada por Parker Brothers, que exigiu uma soma enorme de dinheiro da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos – USATT, para os direitos daquela marca. Em resposta a comunidade deu para o esporte seu próprio nome: tênis de mesa.
  • Entre todos os esportes que utilizam bola, o tênis de mesa é o que usa a bola mais leve (peso ideal de 2,74 gramas).
  • Jogadores de alto nível podem fazer jogadas com giros de até 9000 rotações por minuto.
  • A velocidade alcançada após uma cortada de um atleta adulto no Tênis de Mesa geralmente supera a velocidade de 200km por hora. Tal situação ainda é mais complicada para quem tem que defender o golpe, pois o tempo de reação (milésimos de segundo) e a distância percorrida pela bola (inferior a 3 metros, na maioria das vezes) são muito curtos.
  • Uma das jogadas mais interessantes e emocionantes do tênis de mesa é o “chop”. Nesta jogada, o mesatenista atinge a bolinha (de cima para baixo) com o objetivo de desacelerar a velocidade dela, fazendo-a quicar poucas vezes, impossibilitando assim o distante adversário de chegar nela. Esta jogada também pode ser usada com objetivo defensivo.
  • A China é a grande potência olímpica da atualidade no tênis de mesa. Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016), os atletas chineses ganharam todas as medalhas de ouro disputas no esporte. No tênis de mesa, a China possui 28 medalhas de ouro conquistadas em Jogos Olímpicos.

Fontes: