No sábado, 11 de julho, aconteceu a primeira rodada do Cifuca das categorias Master e Sênior, ou como ficou conhecido entre os participantes: Cifuca UTI.

No sábado, 11 de julho, aconteceu a primeira rodada do Cifuca das categorias Master e Sênior, ou como ficou conhecido entre os participantes: Cifuca UTI.

O Cifuca é um campeonato bastante tradicional no CBH. Hoje ele é disputado em três categorias: Adulto, Master e Sênior. Cada categoria leva em consideração a idade do atleta, como acontece na maioria das modalidades, e em alguns casos também a capacidade física do atleta poderá ter um peso. Marquinho, que está em seu 25º Cifuca, é o camisa 5 do Juventus na categoria Sênior, e comenta que a divisão por categorias é bastante positiva: “Achei muito boa essa divisão em categorias, pois dá um equilíbrio muito bom e o campeonato fica mais competitivo”.

Ao todo foram seis jogos nesta primeira rodada do Cifuca UTI, sendo três na categoria sênior e outros três na categoria master.

Categoria Sênior

Jogo 1 – Barcelona 2 x 2 Porto
Jogo 2 – Juventus 1 x 2 Manchester City
Jogo 3 – PSG 1 x 0 Galatassaray

O primeiro jogo teve um placar bastante justo, pois o Barcelona e a equipe do Porto fizeram uma partida com pouca ofensividade, e no erro do adversário, marcaram dois gols para cada lado. Almir e Sidney marcaram para o Barcelona, enquanto Paulinho e Júlio Paiva marcaram para o Porto.

O segundo jogo da categoria sênior foi bastante corrido. Juventus e Machester se empenharam bastante pelo resultado. Porém o time do Manchester teve em seu goleiro, Tiago, um diferencial determinante para a vitória. “O melhor jogador em campo, na minha opinião, foi o goleiro do Manchester”, comentou Marquinho, do Juventus. Apesar de várias oportunidades criadas, o Juventus só conseguiu vencer o goleiro Tiago em uma oportunidade. O Manchester, que marcou duas vezes, levou os pontos. O Juventus ainda teve um destaque negativo. Após o término da partida o Jogador Mario Martins, insatisfeito com a arbitragem, deferiu ofensas contra o juiz que o expulsou na hora. Martins está suspenso, e não atuará na próxima partida contra o Barcelona.

No jogo três, uma partida um pouco menos corrida entre PSG e Galatassaray, mas bastante disputada. O equilíbrio na partida acabou resultando num placar magro, apenas um gol no placar, convertido pelo camisa 10 do PSG, Giovani. O resultado desfavorável acabou agerando certa animosidade entre os atletas do Galatassaray, quando o camisa 15, Samuel, se desentendeu com seu colega de equipe. O juiz entendeu que a agressividade de Samuel foi uma atitude anti-desportiva, e aplicou o cartão vermelho.

Categoria Master

Jogo 1 – Real Madrid 1 x 1 Juventus
Jogo 2 – Barcelona 3 x 1 Borussia
Jogo 3 – Atl. Madrid 7 x 1 Bayern

O primeiro jogo da categoria Master foi bastante equilibrado e pegado. Muitas faltas para ambas equipes fizeram com que o juiz tivesse que trabalhar bastante. E ele trabalhou: aplicou nove cartões amarelos durante a partida, sendo cinco para o Real Madrid e quatro para a equipe do Juventus. O placar teve poucos gols. Bruno Renato marcou para o Real Madrid e Marcio Rodigues selou o empate.

No jogo dois, o maior placar deste início de campeonato, com destaque para a atuação de Marcelo Henrique, que marcou duas vezes e já figura nos destaques da artilharia. O time catalão ainda teve um gol marcado pelo camisa 10, Andrezinho, somando três gols para o Barcelona, contra apenas um para o Borussia, marcado pelo camisa 15, Cleidson.

No jogo três um placar impressionante, que lembrou o vexame da seleção brasileira diante da seleção alemã em pleno mineirão, há pouco mais de um ano atrás: Atl. Madrid 7, Bayern, 1. Vamos ver se esse apagão da equipe do Bayern foi temporário ou se é o início de uma campanha trágica. Quem está comemorando mais dentre os jogadores do Atl. de Madrid é o Neilor, que marcou três vezes e, continuando assim, será um forte candidato à artilharia. Netinho e Silvinho também marcaram, duas vezes cada. Gu Garcia fez o gol de honra para o Bayern.

Equilíbrio tem sido a palavra que melhor define o Cifuca Champions League 2015 até aqui, em todas as categorias, exceto, claro, o resultado do confronto entre Atl. Madrid e Bayern, cujo placar é bastante atípico. Essa característica do equilíbrio torna o campeonato bastante competitivo, como observa ainda Marquinho, do Juventus: “Esse campeonato está muito equilibrado. Vai ser difícil a disputa para ficar entre os quatro [que vão para a próxima fase]”.

O Cifuca UTI dá uma breve pausa de duas semanas para a recuperação do gramado e volta dia 1º de agosto.

 

+ Fotos