O CBH sediou mais uma vez o Campeonato Mineiro e a Copa Minas Gerais de Ginástica Rítmica 2018, realizado pela Federação Mineira de Ginástica, nos dias 28 e 29/09. O título de campeã estadual e de vice-campeã, na categoria Adulto II, ficaram as ginastas do CBH – Vitória e Larissa, respectivamente.

O evento reuniu mais de 50 ginastas e o CBH concorreu com equipes do Espaço Cultural GRM, Ginástica Rítmica Rafaela Muniz e Prefeitura Municipal de Betim.

A competição foi organizada em provas individuais e em conjuntos, onde as ginastas precisaram mostrar talento e técnica em suas apresentações, utilizando os cinco aparelhos obrigatórios: arco, bola, corda, fitas e maças.

Vitória, ginasta do CBH, campeã estadual na categoria Adulto nível II

A ginasta do CBH Maria Eduarda, que competiu pela primeira vez, contou com a torcida da família. “Viemos todos ver essa festa que é a competição. O CBH tem incentivado bastante a ginástica e isso eleva a autoestima das crianças na hora de competir. O esporte é importante para que elas aprendam a respeitar o colega e saber que, além das vitórias, a vida também é feita de derrotas e isso é muito importante na construção da personalidade”, disse Roger Campos, pai da atleta que conquistou o 4º lugar (bola) na categoria Juvenil.

A técnica do CBH, Daniela Oliveira, contou que o Clube participou com 7 atletas, sendo 4 estreantes e 3 veteranas, e ficou feliz com os resultados: “As ginastas pequenas tiveram uma boa colocação, dentro do esperado, considerando que foi a primeira competição importante oficial delas. Tivemos apenas 3 veteranas e alcançamos os títulos de campeã e vice no Adulto II, sendo que a Vitória (campeã) ficou dois anos parada. Agora é trabalhar mais para evoluir cada mais. A ginástica é um esporte em alta e está evoluindo no Clube. Temos tudo para continuar crescendo”.

Daniela avaliou ainda que os resultados alcançados já começam a mostrar o crescimento das atletas: “A ginástica é um esporte em que a gente não vê resultado imediato. A melhoria técnica é gradativa, dia a dia, treino a treino, e eu estou conseguindo observar essa evolução nas meninas”.

Katya Mourthé, presidente da FMG; Daniela Oliveira, técnica do CBH; e Mateus Brandão, diretor de Esportes do CBH

“A estrutura que o Clube Belo Horizonte tem oferecido nos últimos 4 anos é excelente. A estruturação do evento em si, a organização no momento da competição, a infraestrutura de aquecimento e a parte de ornamentação sempre são impecáveis. Além disso, contamos com todo apoio e suporte da técnica Daniela. Por isso que é recorrente fazermos o evento aqui. Gostaria de agradecer a diretoria do CBH por estar sempre cedendo o espaço e estar incentivando o esporte”, destacou Katya Mourthé, presidente da Federação Mineira de Ginástica.

O esporte, criado em 1920 e reconhecido pela Federação Internacional de Ginástica, integra a programação dos Jogos Olímpicos desde a edição de Los Angeles, em 1984.

Confira os resultados do CBH:

Vitória – Adulto II – campeã estadual

Larissa – Adulto II – vice-campeã

Maria Eduarda – Juvenil II – 4° lugar (bola)

Amanda – Juvenil II – 4° lugar (bola e maça)

Letícia – Infantil II – 4° lugar

Gabrielle – Pré Infantil II – 5° lugar