(Ginastas do CBH)

Três ginastas do Clube Belo Horizonte participaram do Torneio Regional de Ginástica Rítmica (TRGR), evento anual gerenciado pela CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) e que este ano foi organizado pela Federação de Ginástica do Espírito Santo, nos dias 23 a 26 de setembro, em Belo Horizonte.

O torneio envolveu atletas das regiões sul, sudeste, nordeste, centro-oeste e norte do país, competindo nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto. As melhores classificações garantem vaga no Torneio Nacional de Ginástica Rítmica (TNGR) que acontecerá em Porto Alegre, em 05 de novembro.

As três ginastas do CBH competiram pelo nível 2. Leticia Carvalhaes (14), ficou em 3º lugar na categoria juvenil – individual geral nível 2, disputando entre 46 ginastas da região sudeste (MG, ES, SP e RJ). No pré-infantil, Náthely Souza (10) ficou em 12º lugar e Beatriz Peixoto ficou em 17º lugar (9) disputando com 35 meninas.

(Beatriz Peixoto que ficou 17º lugar no Torneio Sudeste)

(Náthely Souza, ficou em 12º lugar no Torneio Sudeste)

A professora e técnica de ginástica rítmica do CBH, Daniela Oliveira, explica que a competição regional, além de ser uma seletiva para o Torneio Nacional, promove um nivelamento entre as atletas – as 50 primeiras colocadas no nível iniciante sobem para o nível 1 no próximo ano, por exemplo. “É um ganho para o CBH. Mesmo não conseguindo classificar as ginastas do Pré-infantil para o torneio nacional, é uma grande vitória passar as duas para o nível 1 no ano que vem. Isso quer dizer que o nível técnico delas está satisfatório. ”, avalia.

“O Torneio traz uma divulgação ilimitada para o CBH. Nosso clube, que já era reconhecido no meio da Ginástica em nível estadual e regional, passa a parte do cenário nacional. É isso é muito legal”, ressalta Daniela.

Daniela Oliveira, professora e técnica da ginástica rítmica do CBH e Letícia Carvalhaes

Para Letícia Carvalhaes, que segue representando no CBH rumo ao Nacional, a competição foi bem difícil: “O nível era mais alto! Mas valeu bastante o esforço e o treinamento porque eu consegui ser classificada para o nacional. Os treinos são muito puxados, temos que nos esforçar bastante”.

(Leticia de Mirando Campos Carvalhaes ficou 3º lugar e se classifica para o Nacional)

Daniela Oliveira fala com orgulho de suas alunas: “Estou muito feliz. Estamos voltando de uma pandemia. No ano passado foram oito meses treinando em casa e conseguimos um resultado tão bom em um evento tão expressivo! É resultado de muita luta, muito trabalho e dedicação. Eu só tenho gratidão pelos esforços das meninas ao tanto que elas se dedicaram”.

COPA EXPRESSÃO

O CBH também brilhou na Copa Expressão, competição online organizada por uma equipe do Rio de Janeiro no mês de agosto. A ginasta Ana Luiza ficou em 1º lugar na categoria Infantil e ganhou o troféu de ginástica Revelação.

Ana competiu com ginastas de cinco estados brasileiros e o seu vídeo foi o mais votado no instagram.

(Ana Luiza Conrado Lima ficou em 1º lugar na categoria infantil)

(Ana Luiza Conrado Lima)