Há mais de 40 anos, o Cifuca se confirma como um dos campeonatos internos mais competitivos entre os clubes da cidade de Belo Horizonte. Diante da sua representatividade, é um evento esportivo fascinante e de suma importância para os sócios amantes do futebol.

Este ano, com o tema Copa do Mundo, o evento teve início em julho (29), com mais de 200 sócios atletas inscritos na competição, e terminou no último sábado, 29/10, quando o time do Brasil se sagrou o campeão na categoria Sênior e o time do Uruguai na categoria Master. Foi uma grande festa com cobertura de rádio e a presença do mascote do CBH, o Tucano.

Uruguai é campeão do Cifuca na categoria Master

Brasil é campeão do Cifuca na categoria Sênior

Na categoria Master, foram 112 atletas inscritos inicialmente, com 8 equipes. Foram 13 rodadas, 42 partidas realizadas, 125 gols marcados. Uma média de 2,97 por partida. O artilheiro deixou sua marca por 10 vezes e o goleiro menos vazado sofreu 12 gols.

Já na categoria Sênior foram 86 atletas inscritos inicialmente, com 6 equipes em disputas. Foram 9 rodadas, 20 partidas realizadas, 86 gols marcados. Uma média de 4,3 por partida. O artilheiro deixou sua marca por 8 vezes e o goleiro menos vazado sofreu 8 gols.

Na abertura das finais, a Comissão Organizadora seu deu recado:

“Realmente um envolvimento expressivo e interessante, que elevou ainda mais a qualidade e sucesso da competição. O Cifuca Copa do Mundo 2022 foi considerado pela maioria dos atletas e demais envolvidos um dos campeonatos mais equilibrados dos últimos tempos, fator preponderante para valorizarmos ainda mais a conquista dos grandes campeões desta edição. É importante ressaltar o comprometimento e envolvimento de todos, pois, do contrário, nada teria acontecido. Além dos atletas, que abrilhantaram o espetáculo em campo, o empenho da diretoria do CBH foi fundamental para a realização do torneio.

Ressaltamos ainda que nada disso teria seria possível se o Clube Belo Horizonte não tivesse um histórico de sucesso de grandes campeonatos anteriores, onde muitas conquistas foram alcançadas, muitas guerras em campo foram travadas e muitas amizades proporcionadas. Isso faz do Cifuca muito mais que um evento esportivo, um caminho que jamais será apagado entre os atletas, amigos e familiares, em um ambiente de extrema harmonia. Reafirmamos que esse legado jamais será interrompido no nosso Clube Belo Horizonte, mesmo porque, a cada trabalho realizado, tiramos proveito e servirá de combustível para avançarmos ainda mais, em benefício de toda a família do Clube Belo Horizonte”.

Cobertura da Mineiríssima Web Rádio no Cifuca 2022

Teve cobertura da Mineiríssima Web Rádio na final do Cifuca 2022 com o narrador Renato Gonçalves. “Foi muito bacana participar com vocês. Para nós da Mineiríssima Web Rádio, que é uma rádio nova que vem buscando espaço no mercado, foi uma oportunidade de mostrar nosso trabalho e o nosso potencial abrindo essa parceria bacana com o CBH. A competição foi de alto nível. Os atletas desempenharam bastante, fizeram bons jogos, engrandecendo essa festa. Todos eles são merecedores da conquista. Aproveito para agradecer e parabenizar a direção da atual gestão, encabeçada pelo Almir Caixeta, que tem realizado um excelente trabalho. Percebemos isso a olhos vistos aqui no Clube Belo Horizonte. Parabéns a todos”.

Diretor de Comunicação e Tecnologia, Elmo Ávila e o narrador da Mineiríssima Web Rádio, Renato Gonçalves.

Da arquibancada, o pequeno Davi acompanhava atento o trabalho de Renato Gonçalves, despertando a atenção do narrador que convidou o garoto pra simular uma narração. “Eu gostei muito de narrar porque meu sonho é um dia ser um narrador de futebol como o Galvão Bueno”, comentou Davi.

“Meu filho (Davi) não gosta muito de jogar, ele sempre gostou de narrar. Quando vimos que iria ter um narrador ele ficou encostadinho do lado e conseguiu narrar um pouquinho, foi ótimo! Foi um prazer participar do campeonato Cifuca, foi muito bem organizado. Todos se integraram, foi maravilhoso. E sendo campeão foi melhor ainda!”, comentou o pai do garoto, Paulo Henrique de Siqueira, que jogou pelo campeão Brasil.

Paulo Henrique de Siqueira, do time do Brasil, com o filho Davi, que sonha em ser narrador de futebol

Após os jogos, a premiação das equipes campeãs, que levaram a taça do Cifuca 2022 Copa do Mundo, aconteceu no Salão Social do Clube.

“Quero parabenizar a todos e agradecer a organização do Cifuca no geral”, destacou o presidente do Clube, gestão CBH em frente, Almir Caixeta.

O diretor de Esportes, Rui César, completou, emocionado: “Tem bastante tempo que faço parte do Cifuca, indo para o 5° triênio. Eu gostaria de agradecer a toda família CBH que participou. Estamos fechando com chave de ouro. Foi a primeira vez que essa comissão conduziu o Cifuca, e o fez brilhantemente! Muito obrigado à comissão, que conseguiu abrilhantar ainda mais o nosso campeonato”.

O momento foi mais do que especial para o Dr. Hélio Moraes, atleta do time da Suíça, que aos 82 anos de idade participa do Cifuca ativamente e com compromisso, e por isso recebeu uma homenagem:

Ao “Hélio Perigoso”, o atleta mais experiente, ativo e inspirador do nosso futebol de campo, o nosso carinho!

Ao “Dr. Hélio, o nosso diretor jurídico, nobre causídico, profissional competente, ético e conciliador, o nosso respeito!

Ao amigo Hélio, nossa admiração e reconhecimento por sua valiosa presença em meio a nós, Família CBH.

Diretoria CBH em frente – Gestão 2020-2022

……

Confira a premiação do campeonato:

SÊNIOR

1- Atleta Revelação – Toninho (Suíça)

2- Troféu de Melhor Goleiro – Itagiba (Brasil)

3- Troféu de Artilheiro – Toninho (Suíça)

4- Bola de Bronze – Romero

1- Torcedoras destaques:

Torcedora do Brasil – Camila

Torcedora do Qatar – Poliana

2- Atleta Revelação- Vinicius (México)